em Ferroviários

O serviço que tinha era abastecer locomotivas de carvão

José Vitor, ferroviário de Três Corações (MG). Foto: Andressa Gonçalves

Meu nome é José Vitor Pereira. Eu tenho duas idades, mas eu gosto mais de me identificar pela idade de nascimento, que é 24 de agosto de 1924. Eu nasci na cidade de Três Pontas.

Antes de vir para Três Corações, com 19 anos eu fui trabalhar em Piquete, na ocasião da guerra. Eu morava em Lorena, mas trabalha em Piquete, ia todo dia de trem e voltava. Tinha um trem que levava os operários. Piquete era uma cidade que tinha uma fábrica, a fábrica Presidente Vargas, que era do exército, e esta fábrica fabricava só explosivo para a guerra. Era uma fábrica grande, tinha quase mil operários. Eu trabalhei lá 3 anos e 6 meses, depois que eu trabalhei lá é que eu vim para Trẽs Corações e entrei na ferrovia.

Minha mãe morava aqui e ela influenciou muito, pediu para que eu viesse morar aqui. Até foi ela mesmo que encaminhou todos os papéis para eu entrar na ferrovia, eu só vim aqui para pegar passe para fazer exame de saúde que a ferrovia pedia naqueles dias, e foi ela que arrumou pra mim.

Quando eu cheguei aqui, o serviço que tinha era abastecer locomotivas de carvão, lenha. Então eu aceitei porque para voltar para Piquete ficava feio.

Depois que eu deixei este local de trabalho que o chefe me levou para trabalhar dentro da repartição, onde se fazia reparação de locomotivas, dava assistência quando quebrava. Este prédio é um prédio abandonado quando você sobe a rua Cabo Benedito Alves, é aquele prédio abandonado, esta parecendo um cemitério. Tudo ali era oficina, trabalhava muita gente, locomotiva movimentando o dia inteiro, vindo aqui no Triangulo virar. Este bairro aqui chama Triângulo, por causa da triângulo da ferrovia. Na oficina eu entrei como ajudante de ferreiro e depois assumi a forja, e assumindo a forja eu desenvolvi bem, passei a trabalhar e fazer trabalhos que aparecia e nesta altura, me deram uns cargos mais tarde de acordo com os níveis que eu fui chegando, me deram o cargo de chefe de turma, e como chefe de turma era complementado do meu nível ate o chefe de turma. Passei a ser chefe de turma de caldeiraria.

Deixe um comentário

Comentário