Toninho Ermida – Memória.doc #5

Toninho Ermida – Memória.doc #5 from Paulo Morais on Vimeo.

Nem Pelé, nem Romário. O maior artilheiro do futebol brasileiro de todos os tempos é Toninho Ermida. Pelo menos na contagem do próprio Toninho Ermida. Neste vídeo, o folclórico jogador do futebol amador e profissional de Divinópolis conta algumas de suas façanhas.

Vídeo gravado no estádio do Campista, de Ermida, para o projeto Memória.doc Divinópolis. Realização: Kutuco Mídias Sociais e Museu da Oralidade. Patrocínio: Etiam e Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Edição e direção: Paulo Morais. Produção: Andressa Gonçalves.

A locução do milésimo gol de Pelé é de Valdir Amaral, da Rádio Globo.

Katatau – Memória.doc #8

Katatau – Memória.doc #8 from Paulo Morais on Vimeo.

Eustáquio, mais conhecido como Katatau, mudou-se para Divinópolis em 1966 e logo foi trabalhar no já extinto comércio de discos de vinil. Nas décadas de 70 e 80, várias lojas vendiam os bolachões. Mas o CD e, depois, o MP3, acabaram com este comércio. Neste vídeo, gravado para o projeto Memória.doc, Katatau lembra este tempo e critica os ritmos da moda nas rádios da cidade.

Edição e direção: Paulo Morais. Produção: Andressa Gonçalves. Realização: Kutuco Mídias Sociais e Museu da Oralidade. Patrocínio: Etiam e Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Trilha: Cães do Cerrado.

Domingos – memória.doc #11

Domingos – Memória.doc #11 from Paulo Morais on Vimeo.

José Domingos, ou seu Minguinho, ficou conhecido em Divinópolis por ser taxista durante mais de 50 anos. Neste vídeo para o Memória.doc, ele conta o que fazia antes de virar chofer. Foi servente de pedreiro e trabalhou na construção de um dos cartões postais da cidade, a igreja do Santuário de Santo Antônio.

Edição e direção: Paulo Morais. Produção: Andressa Gonçalves. Realização: Kutuco Mídias Sociais e Museu da Oralidade. Patrocínio: Etiam e Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Foto: acervo Lomiranda.

Oralda – Memória.doc #12

Oralda – Memória.doc #12 from Paulo Morais on Vimeo.

Dona Oralda foi criada em Lagoa Dourada e morou também em São João Del Rey, de onde trouxe o gosto pelos desfiles de carnaval junto com o marido, conhecido em Divinópolis como o Nonô do Carnaval. Os dois eram mestre-sala e porta-bandeira da Escola de Samba Tupi, do bairro Esplanada.

Vídeo gravado para o projeto Memória.doc Divinópolis. Edição e direção: Paulo Morais. Produção: Andressa Gonçalves. Realização: Kutuco Mídias Sociais e Museu da Oralidade. Patrocínio: Etiam e Lei Municipal de Incentivo à Cultura

Elza – Memória.doc #13

Elza – Memória.doc #13 from Paulo Morais on Vimeo.

Tia Elza é cantora e dona de bar há 22 anos. Nasceu no bairro Niterói, onde começou a cultivar o gosto pela boa música desde criança. Sambista, bolerista e romântica, ela conta algumas passagens da vida de cantora.

Vídeo gravado para o projeto Memória.doc Divinópolis. Edição e direção: Paulo Morais. Produção: Andressa Gonçalves. Imagens do show: programa Música Ambiente/Funedi. Realização: Kutuco Mídias Sociais e Museu da Oralidade. Patrocínio: Etiam e Lei Municipal de Incentivo à Cultura

José Raimundo – Memória.doc #7

José Raimundo – Memória.doc #7 from Paulo Morais on Vimeo.

O divinopolitano José Raimundo começou a montar miniaturas de carros antigos por hobby. Com ferramentas simples, ele molda e pinta peças de madeira que formam réplicas minuciosas de caminhões, jardineiras, jipes e carros das décadas de 50, 60 e 70. Entrevista gravada para o projeto Memória.doc Divinópolis.

Edição e direção: Paulo Morais. Produção: Andressa Gonçalves. Realização: Kutuco Mídias Sociais e Museu da Oralidade. Patrocínio: Etiam e Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Isaac – memória.doc #1

Isaac – memória.doc #1 from Paulo Morais on Vimeo.

Isaac é carpinteiro há 60 anos e, há 50, trabalha no bairro Porto Velho, em Divinópolis. Já fez bancos, cadeiras, armários e portas para a cidade toda, incluindo as igrejas do Santuário e Catedral. Fez e emprestou muletas para centenas de necessitados. Depoimento para o projeto memória.doc Divinópolis, em comemoração ao centenário da cidade.

Produção: Kutuco / Ponto de Cultura Museu da Oralidade
Patrocínio: Etiam / Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Divinópolis
Produtora executiva: Andressa Gonçalves
Assistente de produção: Thaís Oliveira
Diretor e editor: Paulo Morais

Aparecida – memória.doc #10

Aparecida – Memória.doc #10 from Paulo Morais on Vimeo.

Aparecida foi parar no circo por acaso, quando era criança no interior do Rio. Nas andanças da trupe, acabou conhecendo a região Oeste de Minas, onde se apaixou e acabou se fixando. Com o talento para a poesia e o teatro, destacou-se e entrou para a Academia Divinopolitana de Letras. Ainda hoje, aos 92 anos, Aparecida sobe aos palcos da cidade.